Prefeitura Municipal de Bicas

Você sabia? Hoje, montar o portal de sua cidade é tão fácil quanto brincadeira de criança.

Acesso à Informação E-Sic

A Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011, conhecida como LAI (Lei de Acesso à Informação), cria mecanismos para tornar efetivo o direito previsto na Constituição. Ao regulamentar esse direito, a Lei torna essencial o princípio de que o acesso é a regra, e o sigilo é a exceção, consolida e define o marco regulatório sobre o acesso à informação pública sob a guarda do Estado e estabelece procedimentos para que a Administração responda a pedidos de informação do cidadão.

A resposta a uma solicitação de acesso à informação pública requer metodologia, ou seja, é necessário processar o pedido e garantir ao requerente a entrega do dado. Para isso, a Lei de Acesso a Informações estipula:

- Procedimentos, normas e prazos para o processamento dos pedidos de informação;

- A criação de um Serviço de Informações ao Cidadão em todos os órgãos e entidades do poder público;

- Que órgãos e entidades públicas devem divulgar informações de interesse coletivo, sobretudo por meio da Internet, salvo aquelas cuja confidencialidade esteja prevista no texto legal;

- Mecanismos de recurso em caso de negativa de acesso à informação.

O Portal da Transparência é uma ferramenta para disponibilização das informações financeiras e gerenciais da administração pública, prevista em lei com o objetivo de aumentar o controle social e proporcionar mais transparência às ações administrativas, possibilitando ao cidadão acompanhar a aplicação dos gastos públicos, aumentando, assim, o combate à corrupção.

Atendendo à legislação, a Prefeitura Municipal instituiu um portal desenvolvido de acordo com a legislação, proporcionando aos munícipes e usuários facilidade na localização de conteúdo.

O sistema ainda possibilita  que os cidadãos possam solicitar informações de diversas naturezas em atendimento à Lei 12.527, chamada de "Lei de Acesso à Informação". Além disso, o Portal da Transparência busca o atendimento integral a todas as exigências da Lei Complementar 101/2000 Lei Complementar 131/2009 - que impõem às administrações acesso facilitado e integral a todas as informações públicas.

O Portal da Transparência é uma iniciativa do Governo para divulgar dados e informações da gestão municipal, possibilitando à sociedade participar e acompanhar a utilização dos recursos públicos.

Para realizar o pedido de alguma informação, entre em contato conosco pelo e-SIC - Serviço de Informação ao Cidadão e para manifestar-se perante a administração, seja para fazer um elogio, uma crítica ou até mesmo uma denúncia, utilize também o nosso serviço de OUVIDORIA.

Consulte gráficos e relatórios clicando aqui.

Acesse essas informações:

LOM - Lei Orgânica do Município de Bicas

LPTM - Lei de Criação do Portal Transparência Municipal

DRPT - Decreto de Regulamentação do Portal Transparência

Clique no link abaixo para visualizar o FAQ.

Clique aqui para acessar o FAQ

Solicitações

Presencial

1. Dirija-se à Central de Atendimento do E-Sic Físico, solicite o atendimento e aguarde sua vez; 2. O atendente irá solicitar os dados do requerente para inserção do pedido junto ao órgão ao qual pretende solicitar a informação; 3. Feito o cadastramento você receberá o seu número de protocolo, com ele você poderá acompanhar a tramitação do seu pedido de informação; 4. O acompanhamento poderá ser feito no mesmo local do atendimento, basta solicitar ao atendente e apresentar os dados de acesso.

Unidade: Secretaria Municipal de Administração e Planejamento

Endereço: Praça Raul Soares, 20, Térreo, Centro, Bicas, MG, Brasil, 36600000

Horário: Segunda à Sexta - 12h às 18h

Online

Para pedido de informação online, clique no botão "Solicitação de informação" e, caso opte por se identificar, faça login e insira os dados do pedido nos respectivos campos. Posteriormente, você pode acompanhar a tramitação do pedido selecionando a opção "Consultar pedidos de informação".

Relatório

Calendário Calendário
Incluir no relatório
Final do corpo do documento e conteúdo da página