Prefeitura Municipal de Bicas

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Institucional

Saúde

por Prefeitura de Bicas

07/01/2017 19:00

Titular: Verônica da Cunha Bordonal

 

Email: saude@bicas.mg.gov.br

Administração: 2017/2020

Ato de Nomeação: Portaria nº 159 de 12/05/17

 

a) Diretor de Atenção Integral à Saúde

I- Supervisionar a criação de políticas públicas no atendimento integral à saúde da criança, da mulher e do idoso;

II- Coordenar os programas de combate às carências nutricionais, o programa de prevenção do câncer de colo de útero e de mama, com monitoramento mensal do quadro de metas;

III- Coordenar os programas criados no que tange a Saúde do Idoso.

IV- Assessorar a Secretaria Municipal de Saúde no que se refere as políticas públicas, dirigindo e supervisionando os profissionais envolvido em cada programa.

b) Diretor de Policlínica Microrregional

I- Participar da elaboração da política municipal de saúde;

II- Desenvolver instrumentos de avaliação dos serviços de saúde;

III- Supervisionar a administração da Policlínica Microrregional, bem como a execução das atividades de pronto atendimento;

IV- Avaliar os resultados das ações básicas de saúde;

V- Garantir o atendimento médico, odontológico, psicológico na Policlínica;

VI- Monitorar a necessidade de recursos materiais permanentes de almoxarifado, médico-hospitalar e farmacêutica, em cada área, solicitando manutenção e/ou compra quando necessário;

VII- Elaborar relatórios sobre os trabalhos, avaliar os resultados e propor medidas para melhorá-los;

VIII- Monitorar as instalações físicas para o funcionamento desta Unidade de Saúde da rede pública;

IX- Executar outras atribuições afins.

c) Diretor de Saúde Pública

I- Coordenar e supervisionar no âmbito de sua competência, os servidores lotados na Secretaria de Saúde ligados diretamente ao desenvolvimento da saúde pública;

II- Encaminhar, sempre que solicitado, ao Secretario relatório minucioso das atividades desenvolvidas na Secretaria, bem como identificar as áreas carentes de atendimento de modo a propiciar aos usuários do sistema uma melhora no serviço público.

III- Dirigir, sempre que solicitado, novos programas voltados ao desempenho da saúde pública do Município.

IV- Participar da elaboração da política municipal de saúde.

d) Diretor de Atenção Básica à Saúde

I- Assessorar a elaboração da política municipal de saúde;

II- Desenvolver instrumentos de avaliação dos serviços de saúde;

III- Promover a capacitação de pessoal da rede de serviços básicos da saúde, orientando as atividades dos profissionais lotados nas Unidades de Saúde do Município;

IV- Supervisionar a administração das Unidades de Saúde;

V- Promover a integração dos vários serviços prestados na rede de saúde como atenção básica, especialidades, programas municipais de saúde;

VI- Reunir periodicamente a equipe para avaliação das atividades realizadas;

VII- Supervisionar os serviços sob a responsabilidade das unidades básicas;

VIII- Normatizar as atividades sob sua competência;

IX- Avaliar os resultados das ações básicas de saúde;

X- Monitorar a necessidade de recursos materiais permanentes de almoxarifado médico-hospitalar e farmacêutica, em cada área, agilizando manutenção quando necessário;

XI- Elaborar relatórios sobre os trabalhos, avaliar os resultados e propor medidas para melhorá-los;

XII- Monitorar as instalações físicas para o funcionamento das unidades de saúde da rede pública;

XIII- Executar outras atribuições afins.

e) Diretor de Programas e Políticas de Saúde

I- Coordenar os trabalhos a serem desenvolvidos em cada programa de saúde;

II- Programar a execução de medidas e ações que objetivem a melhoria e a preservação da saúde no Município;

III- Executar os programas e ações para as Unidades de Saúde;

IV- Emitir informes técnicos e relatórios referentes aos serviços desenvolvidos nos programas de saúde;

V-  Prever os recursos humanos e materiais necessários ao desenvolvimento de suas atividades;

VI- Coordenar o treinamento dos servidores lotados nas unidades de saúde, para desenvolvimento das atividades de cada programa;

VII- Executar programas de educação em saúde a grupos;

VIII- Participar da elaboração da política municipal de saúde;

IX- Executar outras atribuições afins.

f) Diretor de Cadastro de Saúde

I- Manter atualizado os cadastros e arquivos da Secretaria Municipal de Saúde;

II- Enviar ao Secretário todos os relatórios de cadastros realizados;

III- Programar e coordenar a execução das atividades de recebimento, conferência, armazenamento, inventário, distribuição e controle dos materiais utilizados na Prefeitura;

IV- Manter o estoque em condições de atender aos órgãos da Prefeitura;

V- Promover a guarda do material em perfeita ordem de armazenamento, conservação e registro;

VI- Estabelecer estoques mínimos de segurança dos materiais utilizados na Prefeitura;

VII- Promover a manutenção atualizada da escrituração referente ao movimento de entrada e saída dos materiais e do estoque existente;

VIII- Promover o recebimento do material remetido pelos fornecedores e conferir especificações, qualidade, quantidade e prazos de entrega, frente aos contratos ou ordens de fornecimentos expedidos pela Prefeitura;

IX- Solicitar o pronunciamento de órgãos técnicos da Prefeitura ou de outras instituições no caso de aquisição de materiais e equipamentos especializados;

X- Formalizar a declaração de recebimento e aceitação do material ou serviço, quando estes forem verificados e considerados satisfatórios;

XI- proceder ao abastecimento dos órgãos da Prefeitura e controlar o consumo de material por espécie e por órgãos, para previsão e controle dos custos;

XII- Preparar extratos do movimento de entrada e saída do material;

XIII- Participar da elaboração da política municipal de saúde;

XIV- Executar outras atribuições afins.

g) Diretor de Análise de Sistemas de Saúde

I- Receber, registrar, distribuir e expedir papéis e processos;

II- Preparar o expediente do Secretário;

III- Registrar os expedientes remetidos;

IV- Executar e conferir os serviços de  digitação;

V- Organizar e manter o sistema de arquivo;

VI- Programar, organizar e supervisionar a execução das atividades relativas à limpeza, conservação de móveis, equipamento e instalações da Secretaria;

VII- Conduzir outros trabalhos relacionados com seu campo de atuação ou que lhe sejam determinados pelo Secretário, e demais expedientes afins.

VIII- Participar da elaboração da política municipal de saúde.

h) Diretor de Saúde Bucal

I- Buscar ampliar o acesso da população a ações e serviços que garantam os cuidados necessários para um sorriso saudável, desde hábitos básicos como a higiene oral prela escovação dos dentes, até a prevenção de traumas de face e câncer de boca.

II- Assessorar e capacitar as equipes de saúde bucal do município, trabalhando de forma integrada com as políticas e programas nacionais;

III- Acompanhar as ações realizadas na atenção primária e na secundária ambulatorial, realizadas nos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) ou similares, com serviços como periodontia especializada (tratamento da gengiva), endodontia (tratamento de canal), cirurgias orais  menores, atendimento de pessoas com necessidades especiais e fornecimento de prótese dentária, quando necessária.

IV- Participar da elaboração da política municipal de saúde.



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