Prefeitura Municipal de Bicas

Você sabia? Este website foi desenvolvido com a solução Portal Fácil?
Imprimir Email

Horto Florestal

Horto Florestal de Bicas

por Prefeitura de Bicas

19/05/2016 21:54

O HORTO FLORESTAL DE BICAS fica no final da Rua Governador Valadares ao lado do Parque de Exposições Francisco Retto Filho, em terra doada à Prefeitura Municipal de Bicas em 1980 pelo INSTITUTO BRASILEIRO DE DESENVOLVIMENTO FLORESTAL (IBDF) extinto em 14/02/1989 pela Lei nº 7732 hoje intitulado IBAMA - INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS pela Lei nº 7735 de 22/02/1989.

O Prefeito à época que recebeu a doação foi o saudoso Sr. Amilcar Verlangieri Rebouças que através da Lei nº 665 de 28 de outubro de 1980 criou nessa área de 11,14 hectares o Parque Florestal Municipal de Bicas. Logo após, em 23 de setembro de 1983 o então Prefeito Gilson Lamha sancionou o Decreto nº 208 que regulamentava a utilização do parque. Também em 1983, através de uma parceria com o Instituto Estadual de Florestal – IEF – o Prefeito Gilson Lamha montou um projeto para transformar esse parque numa área ecológica de lazer contendo quadras poliesportivas, restaurante, parquinho e outras dependências para receber visitantes de Bicas e região. Foi feita a estrada e os platôs onde seriam as construções, o reflorestamento ficou por conta dos alunos das escolas estaduais e municipais que plantaram ali muitas das árvores que hoje vemos. Contudo, devido à falta de recursos para dar continuidade à implantação do parque, tudo parou. As outras administrações também não se interessaram por essa área de uma maneira ecológica, o local foi utilizado para transbordo de lixo, pastagem de gado, cultivo de eucalipto, pista de motocross e em 2015 a administração do então Prefeito Geraldo Magela Longo dos Santos através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente representada pela Srª. Marina de Jesus Afonso retomou essa ideia e começou a limpar e revitalizar toda área para que o local pudesse realmente ser apresentado a todos como Parque Florestal. Como curiosidade, vale salientar que a então Secretária de Meio Ambiente, Marina de Jesus Afonso, em 1983 quando criança e estudante na Escola Estadual Leonófrica Coelho Silva foi levada por sua professora junto com outros alunos para plantar árvores neste local e nunca mais se esqueceu da lição e do compromisso que tinha com a natureza.

A estrada havia quase desaparecido, as árvores já não eram tantas, o lixo ainda estava lá, a cerca toda desfeita, os platôs se transformaram em depósitos de qualquer coisa, mais a equipe da secretaria de Meio Ambiente auxiliada pelos demais companheiros da administração arregaçaram as mangas e abriram a estrada com o apoio do Diretor de Agricultura, José Ricardo Perenciolo que cedeu as máquinas. Refizeram a cerca, limparam os platôs e estão sinalizando o local com placas rústicas, criando áreas de convivência como as áreas de piquenique. Sem esquecer que tudo isso deve ser preservado, o Prefeito Geraldo Magela Longo dos Santos, no dia 20 de agosto de 2015 sancionou o Decreto nº 435 que regulamenta a proteção e preservação do parque, conforme as leis ambientais atuais, garantindo que esse local deve ser utilizado apenas para atividades ecológicas e de educação ambiental.

Mais muito ainda se há de fazer, pois os projetos antigos herdados dos Prefeitos Almilcar Verlangieri Rebouças e Gilson Lamha, se somaram aos projetos apresentados pela Secretária de Meio Ambiente Marina de Jesus Afonso que com muita determinação ainda quer construir quadra de Peteca, área de relaxamento e leitura, academia ao ar livre, plantio de árvores nativas, plantio de árvores frutíferas e o que mais for possível dentro desse período de atuação na secretaria. Contudo, esperamos que essa proposta seja abraçada pelos demais administradores, para que deem continuidade ao projeto inserindo suas próprias ideias e fazendo com que a população de Bicas só tenha a ganhar.

Mais você já pode visitar o Horto, nosso Parque Florestal, que fica aberto diariamente de 06 às 19 horas e está pronto para te receber com área de piquenique que fica no topo, localizado a uma distância de 1300 metros do portão de entrada, com trechos de subida leve e às vezes bem íngreme, mas sempre acompanhada do canto dos pássaros, uma vista panorâmica do município de Bicas, o perfume da natureza e o som de outros bichinhos que dão um toque especial a caminhada. No topo, onde fica a área de piquenique o visual é a principal atração, pois se é possível observar a uma longa distância o relevo montanhoso com unidades da Serra da Mantiqueira, como a Serra dos Núcleos, Serra do Bananal (Morro da Torre de São João Nepomuceno) e Serra de Taru, como também relevos pertencentes aos Planaltos Dissecados do Centro-Leste de Minas, caracterizado pelo aspecto de "Mares de Morro" e uma pequena porção, no vale do Rio Novo, pertencente à Depressão do Rio Paraíba do Sul, predominando nesta unidade formas de relevo em colinas côncavo-convexas, amplas planícies aluviais e alinhamentos de cristas isoladas. Tudo isso promove um ambiente acolhedor e relaxante proporcionando ao visitante uma atmosfera de paz e sossego para meditação e práticas esportivas como slackline, Yoga, alongamento ou simplesmente a contemplação da natureza para um momento de oração ou descanso.

O Horto pertence a todos nós e nos convida a ter um contato com a natureza para proporcionar saúde e qualidade de vida, aproveite.

Marina de Jesus Afonso
Secretária Municipal de Meio Ambiente



Galerias de Imagens

  • Horto FlorestalHorto Florestal

Matérias relacionadas

    Final do corpo do documento e conteúdo da página
    • Portal F�cil
    • Prefeitura de Bicas

      Praça Raul Soares nº 20 - Centro - Bicas - MG - CEP 36.600-000 - Telefone (32) 3271-6650

      Horário de atendimento: de segunda a sexta - das 12h às 18h

    • Desenvolvido por Actcon.net