Prefeitura Municipal de Bicas

Você sabia? Este website foi desenvolvido com a solução Portal Fácil?
Imprimir Email

Institucional

Dados Geográficos

por Prefeitura de Bicas

13/05/2016 12:19

O município de Bicas é um município pólo em sua região, está inserido na mesoregião da Zona da Mata de Minas Gerais e faz parte da microregião de Juiz de Fora, ocupando uma área de 140 Km2. Integrando o domínio dos Planaltos Cristalinos Rebaixados, entre a Serra da Mantiqueira e do Vale do Rio Paranaíba do Sul, com o Rio Cágado e seus afluentes compondo a rede de drenagem. Faz limite com os municípios de São João Nepomuceno, Pequeri, Chácara, Juiz de Fora, Rochedo de Minas, Maripá de Minas e Guarará. Sua população estimada em 2007, segundo a contagem da população 2007 do IBGE, era de 13.638 habitantes. 

Dados estatísticos do último censo demográfico apontam que 1.737 são idosos entre 60 e 100 anos de idade; 2.713 são crianças entre 0 a 12 anos. Pessoas economicamente ativas e ocupadas somam 10.785. Importante ressaltar que 917 pessoas sobrevivem com renda entre 1/4 a 1 salário mínimo.  

O município conta com um Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) que se localiza na parte central da cidade e atende a todas as áreas de vulnerabilidade social, possuindo 3.333 famílias referenciadas e desenvolvendo 9 projetos sociais. 

Outros dados estatísticos ainda apontam: A Incidência da Pobreza = 15.39,%; Limite inferior da Incidência de Pobreza = 8.11,%; Limite superior da Incidência de Pobreza = 22.68,%; Incidência da Pobreza Subjetiva = 12.41,%; Limite inferior da Incidência da Pobreza Subjetiva = 10.27,%; Limite superior Incidência da Pobreza Subjetiva = 14.55,%; Índice de Gini = 0.41;  Limite inferior do Índice de Gini = 0.38; Limite superior do Índice de Gini = 0.43; Densidade demográfica (hab./km²) = 91,4; Mortalidade infantil até 1 ano (por mil) = 22,9; Expectativa de vida (anos) = 72,0; Taxa de fecundidade (filhos por mulher) = 2,2; Taxa de Alfabetização = 91,4%; Índice de Desenvolvimento Humano (IDH-M) = 0,799. 

No município de Bicas são desenvolvidas atividades nos três setores da economia. No entanto merecem destaque o comércio e o setor de prestação de serviços, que estão entre as mais importantes atividades econômicas da cidade. 

Destaque-se ainda a pecuária leiteira, com cerca de 84% do território ocupado por pstagens, cuja produção anual gira em torno de 2 milhões de litros de leite, abastecendo o mercado local, além de boa parte ser escoada para municípios como Juiz de Fora e Rio de Janeiro. Outras atividades desenvolvidas na região são a suinocultura, a pecuária de corte e avicultura. Na agricultura predominam os pequenos produtores, cultivam principalmente café, arroz, milho, feijão, hortaliças e frutas. 

A extração mineral e a transformação de produtos minerais não-metálicos são as principais atividades do setor secundário, onde funcionam várias indústrias. 

Uma grande parte do dinheiro que circula na cidade é movimentado pelo setor terciário, que envolve o comércio e a prestação de serviços. 

Sobre os aspectos ambientais o município possui, integrado ao seu perímetro urbano, numa grande área verde localizada junto ao Parque de Exposições, o Horto Municipal que é de fácil acesso para a população. Desde 1998, a área começou a ser usada por algumas entidades ligada à questão ambiental, incluindo a organização não-governamental Grupo Brasil Verde. Também neste período começou a ser revitalizado o trabalho de produção de mudas de diversas espécies. Este trabalho envolve parceiros como a ONG, a Emater, o Instituto Estadual de Florestas (IEF) e a Prefeitura Municipal.  

Ainda na área ambiental, destacamos a obra de canalização do Córrego São José, que corta praticamente todo o perímetro urbano. Em parceria da Prefeitura Municipal de Bicas com a COPASA, tem-se em andamento as obras de construção da rede interceptora de esgoto, que não será mais despejado no córrego e passará por rede própria até chegar na estação de tratamento, cuja construção também faz parte do projeto. 

O transporte é facilitado pela malha rodoviária que corta o município, sendo a BR-267 e a MG-126, além disso, o município fica a poucos quilômetros da BR-040 e da BR-116 tendo acesso às principais rodovias de integração do país. Possui ainda dois ônibus urbanos que fazem a linhas: Bicas – Santa Helena (Distrito de Bicas) e outra de Bicas – Guarará (Município Vizinho), uma vez que estes municípios formam um só aglomerado urbano.

 

distancias
   

 

A infra-estrutura urbana básica que compreende a rede de abastecimento de água, iluminação pública, pavimentação, esgotamento sanitário, rede de coleta de águas pluviais e serviço de coleta de lixo, ultrapassam os 97% dos domicílios, possuindo alguns casos de ausência de rede elétrica na zona rural e alguns problemas isolados de captação de água pluvial, porém, já com projetos para serem sanados. 

A rede de ensino é composta por 3 escolas particulares, 2 escolas estaduais e 9 escolas municipais que contam com um nutricionista que prepara o cardápio das escolas e faz o acompanhamento da merenda. 

O município também conta com uma extensa rede de serviços sócio-assistenciais como a Associação São José de Bicas (Hospital), Associação São Vicente de Paula, Lar Cristão Paulo de Tarso (Asilo), Associação Mario Bianco Gianini, Casa da Júlia, Serviço de Proteção à Maternidade e à Infância D. Angelina de Almeida, Associação Espírita Morada do Caminho dentre outros centros espíritas e pastorais como a da Criança e a da Família, além disso o município conta com pelo menos 2 Associações de Bairros legalmente constituídas, dois jornais e duas rádios, sendo uma comunitária e uma Associação de Pequenos Produtores de Bicas e região.



Matérias relacionadas

    Final do corpo do documento e conteúdo da página
    • Portal F�cil
    • Prefeitura de Bicas

      Praça Raul Soares nº 20 - Centro - Bicas - MG - CEP 36.600-000 - Telefone (32) 3271-6650

      Horário de atendimento: de segunda a sexta - das 12h às 18h

    • Desenvolvido por Actcon.net